Promulgada em janeiro deste ano, pelo governador Paulo Dantas (MDB), a Lei nº 9.146 entrou em vigor em Alagoas, proibindo a comercialização, o transporte, o manuseio e a utilização de fogos de artifício com estampido em todo o estado. Até agora, ao menos cinco candidatos a prefeito já anunciaram que não usarão esse tipo de material durante a campanha eleitoral.
O primeiro a anunciar o cumprimento da Lei, durante a campanha eleitoral, foi o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes. Mas vale lembrar que o gestor da cidade ribeirinha implementou essa medida dias após a promulgação do governador Paulo Dantas, em janeiro, durante os festejos de Bom Jesus dos Navegantes.
Em meados de julho, foi a vez do candidato a prefeito de Cajueiro, Eta Nemésio, aceitar a proposta da deputada estadual Cibele Moura (autora do Projeto de Lei) e decidiu não usar fogos de artifício com estampido durante o período eleitoral.
Já em agosto, com a campanha oficialmente nas ruas, outros políticos também adotaram a Lei em seus eventos eleitorais e, com isso, incentivando aos demais candidatos a prefeito e a vereador a garantir o sossego das pessoas e animais na hora de buscar o voto com o eleitorado alagoano.
Victor Rocha (candidato a prefeito de Anadia), Bastinho (que disputa a prefeitura de Taquarana) e Atevaldo Cabral (candidato em Ouro Branco) são os mais recentes postulantes a cargos eletivos que confirmaram o banimento dos fogos com ruído, nestas eleições.