Ti Greg, o chefe de uma das principais gangues do Haiti, foi morto durante um confronto com a polícia na quinta-feira (21). De acordo com as autoridades, ele havia fugido da prisão recentemente e a gangue que ele chefiava era conhecida como Delmas 95.
De acordo com a agência Reuters, Greg era membro de uma aliança comandada por Jimmy Barbecue — considerado o líder criminoso mais temido do país.
O Haiti vive uma escalada na violência desde 2021 e, atualmente, vive praticamente sem governo e dominado por gangues diferentes.
Acordo
Grupos políticos estão próximos de fechar um acordo para formar o conselho de transição. No entanto, Jimmy Barbecue não está satisfeito com as negociações e ameaçou represálias contra políticos que integrarem o conselho.
Violência
Um relatório da ONU divulgado em setembro de 2023 estima que o Haiti tenha cerca de 200 gangues. Esses grupos são organizados, utilizam "armas de fogo sofisticadas" e se dedicam ao "tráfico de armas ou drogas, extorsão, sequestro, assassinato, violência sexual e desvio de caminhões". Aproximadamente 23 gangues atuam somente na capital e controlam 80% do território.