ASA e Penedense estarão na Série D no Grupo A-4 -Foto: Foto: Ascom ASA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu, nesta segunda-feira (7), ofício em que adia em uma semana o início da Série D do Campeonato Brasileiro 2025. A decisão se deu após a entidade constatar que parte dos clubes ainda não havia apresentado os laudos técnicos obrigatórios dos estádios dentro do prazo regulamentar.
Com isso, a rodada inaugural, antes marcada para os dias 12 e 13 de abril, foi transferida para os dias 19 e 20.
De acordo com a entidade, o adiamento foi motivado pela dificuldade de parte dos clubes em apresentar os laudos técnicos obrigatórios dos estádios dentro do prazo regulamentar. Esses documentos são exigência da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), do Estatuto Social da CBF e do Regulamento Geral de Competições (RGC).
No ofício assinado pelo diretor de competições Julio Avellar, a CBF argumenta que a medida busca garantir a integridade física dos torcedores, atletas, árbitros e demais envolvidos nos jogos, evitando problemas estruturais que possam comprometer o andamento do torneio.
Segundo a CBF, a mudança não comprometerá o calendário da competição, que seguirá conforme o planejamento original, com término previsto para setembro.
Representantes de Alagoas
ASA e Penedense são os representantes de Alagoas na Série D do campeonato Brasileiro.
Na Série D, as duas equipes estão no Grupo A- 4, junto com Sergipe (SE) e Lagarto (SE), Barcelona de Ilhéus (BA), Jequié (BA), Juazeirense (BA) e União (TO).
O ASA vai estrear no estádio Adauto Morais, em Juazeiro (BA), enfrentando o Juazeirense.
O Penedense, por sua vez, estreia em casa e vai receber Barcelona de Ilhéus (BA).