
Imagem: reprodução
O Google avisou que o principal novo recurso do Android 15 será a inteligência artificial (IA) baseada no Gemini, assistente virtual com IA desenvolvido pela empresa e agora integrado aos smartphones que têm o Android como sistema operacional (SO). Amanhã (15), o Google deve anunciar outros recursos da nova versão do SO.
“Bilhões de pessoas que usam o Android agora podem interagir com os seus dispositivos de maneiras totalmente novas”, disse a empresa.
O modelo de linguagem mais “enxuto” da IA do Google, a versão multimodal do Gemini Nano, é que rodará no Android 15. A atualização chegará nos celulares da linha Pixel e deve permitir que dados de texto, voz, sons e imagens de maneira contextual sejam processados. A proposta da IA é reunir todo o conhecimento na hora de dar respostas aos usuários.
O recurso de acessibilidade do SO, TalkBack, também teve atualizações baseadas no Gemini e poderá funcionar sem conexão com a internet. Um dos auxílios que o assistente poderá prestar aos deficientes visuais é a descrição de detalhes de imagens.
Evitar ligações fraudulentas e emitir alertas em tempo real durante chamadas, caso sejam identificados padrões associados a golpes, também estão entre as novidades da nova versão do Android.
