Andar 100 passos para trás é tão bom quanto mil à frente, diz médico

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 17/11/2023

Getty Images

A caminhada diária é uma atividade simples e gratuita que oferece uma série de benefícios para a saúde. Andar de costas pode potencializar os resultados, propiciando ainda mais vantagens.  Acredita-se que a prática de andar para trás como forma de exercício tenha se originado na China. Ela se popularizou fora do país e hoje é usada também na fisioterapia para reabilitar lesões na parte inferior das pernas.

Além de melhorar a marcha da caminhada e a mobilidade, um dos benefícios mais bem estudados de se andar para trás é a melhoria da estabilidade e do equilíbrio do corpo.  Alguns minutos do exercício também podem melhorar a memória de curto prazo, as habilidades de resolução de problemas, reduzir dores nas costas e potencializar a queima de calorias, de acordo com o médico Michael Mosley.

“Os chineses têm um ditado que diz que ‘100 passos para trás valem por mil passos para a frente'”, afirma o médico no episódio mais recente de seu podcast Just One Thing.

Caminhar de costas faz com que o corpo gaste aproximadamente 30% mais energia em relação a andar para frente, segundo mostra um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine. Por isso, a prática seria capaz de queimar mais calorias em menos tempo.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram