AL avança para fase azul; data da retomada gradativa das aulas será anunciada até o fim de setembro

Governador Renan Filho deve anunciar plano de retomada das aulas em Alagoas até o final de setembro — Foto: Reprodução

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, em entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (23), que todas as cidades do interior do estado vão avançar para a fase azul do programa de distanciamento social controlado a partir de segunda (28). Essa é a penúltima fase prevista no protocolo e apenas Maceió está nela atualmente.

Outra flexibilização que deve ser definida até sexta (25) é a retomada dos eventos como casamentos e comemorações em salões de festas. A data para começar a retomada gradativa das aulas deve ser definida até o final de setembro.

A decisão foi tomada com base nos indicadores da matriz de risco que apontam a redução dos casos de Covid-19 em Alagoas, como a ocupação de leitos, que fechou a 38ª semana epidemiológica com taxa de 20%. Foram 22 semanas seguidas com registro de queda, segundo o governo do estado.

“Nós vamos seguir na mesma toada, não vamos alterar o ritmo agora. O estado de Alagoas, felizmente e pela colaboração de todos, tem sido referência no combate à Covid”, disse Renan Filho que apelou para que a população continue seguindo as regras de segurança, como o uso de máscaras e cuidados com higiene.

Retomada das aulas

O governador disse ainda que está acompanhando a discussão em outros estados do país sobre a retomada das aulas e que até o final do mês de setembro deve apresentar, de forma definitiva, o avanço e a retomada de alguns segmentos da educação.

“Nós vamos retomar a educação de adultos primeiro, a educação do segmento de cursos profissionalizantes, de cursos profissionais na área da saúde, cursinhos pré-vestibular, ensino superior e cursos específicos, línguas ou matérias pontuais que tenham um número menor de alunos”, informou.

Sobre a rede privada de ensino, o governador falou que está sendo estudado um plano de segurança apresentado pelas escolas particulares. Também está avaliando como se dará o retorno da rede pública de ensino.

Eventos

Sobre a liberação de eventos, o governador falou que a retomada também será gradativa, inclusive com limite máximo de convidados para alguns tipos de festividades.

“Até sexta-feira, eventos como parque de diversão, pequenos salões de festas, eventos com baixa capacidade de aglomeração, com pessoas sentadas em mesas, membros da mesma família sentados na mesma mesa, serão avaliados pelo governo do estado, sob protocolo rígido e nós iniciaremos a flexibilização também para esse setor”, finalizou.


Deixe uma resposta