
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão — Foto: Pablo Porciuncula/AFP
O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para autorização de uma nova cirurgia no ombro direito. A solicitação ocorre em razão de dores persistentes e limitações de movimento, mesmo com tratamento medicamentoso.
De acordo com a defesa, exames médicos apontaram lesões de alto grau no manguito rotador, além de outros comprometimentos que indicam a necessidade de intervenção cirúrgica por via artroscópica, técnica minimamente invasiva. Os advogados afirmam que o procedimento não se trata de conveniência, mas de necessidade terapêutica comprovada.
O pedido inclui a possibilidade de realização da cirurgia ainda nesta semana, mas o ministro concedeu prazo de cinco dias para manifestação da PGR antes de tomar uma decisão.
Relatórios médicos apresentados ao Supremo Tribunal Federal indicam que Bolsonaro enfrenta dor intensa, limitação de movimentos — com elevação do braço restrita —, além de perda de força e alterações posturais. Segundo a defesa, a continuidade do quadro pode comprometer a saúde e a qualidade de vida do ex-presidente.
Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 27 de março, após alta hospitalar, cumprindo medidas impostas pela Justiça. A autorização para realização do procedimento dependerá da análise da PGR e posterior decisão do STF.
