Governo zera impostos de quase mil produtos; Mounjaro e Ozempic entram na lista

Por: Rádio Sampaio com Portal Léo Dias
 / Publicado em 07/04/2026

orto de Santos, em São Paulo (Divulgação: Porto de Santos)

 

O governo federal decidiu eliminar ou reduzir tarifas de importação sobre cerca de mil itens considerados essenciais ou com produção insuficiente no Brasil, em medida aprovada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.

A iniciativa busca garantir abastecimento, baratear insumos e diminuir custos em setores estratégicos, especialmente na saúde, na indústria e na agricultura. Um ponto de destaque envolve os medicamentos injetáveis conhecidos como “canetas emagrecedoras”, utilizados no tratamento de diabetes e também associados à perda de peso.

Com a redução do imposto de importação, a expectativa é de que esses produtos, como exemplo o Mounjaro e o Ozempic, tenham maior oferta no mercado. Assim, podem passar a ter preços mais acessíveis ao consumidor, ampliando o acesso a tratamentos que vinham sendo impactados por alta demanda e custos elevados.

Entre os produtos beneficiados estão medicamentos também utilizados no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e esquizofrenia, além de insumos agrícolas, itens da indústria têxtil, produtos hospitalares e matérias-primas como o lúpulo, usado na fabricação de cerveja. A lista também inclui centenas de bens de capital e equipamentos de informática e telecomunicações, fundamentais para a produção industrial.

Segundo o Governo Federal, a decisão faz parte de uma estratégia mais ampla adotada desde 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse contexto, outras medidas recentes também foram implementadas, como incentivos fiscais à indústria química e propostas para desonerar setores ligados a grandes eventos, com foco na geração de empregos e atração de investimentos.

Além do impacto sobre a produção, o pacote inclui ações voltadas diretamente à renda da população. Entre elas, está a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, além da criação de mecanismos de devolução de tributos para contribuintes de menor renda, ampliando o poder de compra das famílias.

Outra frente de atuação envolve o controle de preços e a previsibilidade econômica, com ajustes na tributação de combustíveis e insumos estratégicos, buscando reduzir os impactos de oscilações internacionais no mercado interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap