
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Mais de 68 mil aposentados e pensionistas em Alagoas já receberam R$45,57 milhões por descontos indevidos. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na segunda-feira (20). Ao todo, 68.744 beneficiários do estado já receberam os valores diretamente em conta.
De acordo com o INSS, 69.245 aposentados e pensionistas em Alagoas aderiram ao acordo, o que corresponde a 69,14% do total de 100.155 pessoas aptas a receber o ressarcimento no estado.
Em âmbito nacional, o governo atingiu a marca de R$2,1 bilhões pagos a 3,1 milhões de beneficiários. Além disso, os pagamentos são feitos com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.
Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam análise das entidades poderão aderir ao ressarcimento.
O prazo para contestar os descontos vai até 14 de novembro de 2025. Mesmo após essa data, a adesão ao ressarcimento continuará disponível para quem tiver direito.
O INSS alerta que não envia links, SMS ou solicita dados pessoais, não cobra taxas e não usa intermediários. Todas as comunicações oficiais são feitas pelo aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 ou agências dos Correios.
