
Foto: Paulo Edson
O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensificou o patrulhamento ostensivo e preventivo no município de Palmeira dos Índios no último fim de semana e registrou pelo menos cinco ocorrências envolvendo usuários de entorpecentes. As abordagens ocorreram principalmente na região conhecida como Feira do Peixe, apontada como ponto de intenso uso e tráfico de drogas.
No sábado (21), entre 10h43 e 10h55, as guarnições do Tático I, Tático Rural I e II e Tático Urbano realizaram uma série de abordagens a grupos suspeitos na 3ª Travessa Antônio Matias, nas imediações da Feira do Peixe, local já monitorado pelas forças de segurança.
Na primeira abordagem, um homem identificado como J.Q. da S. foi flagrado com uma pedra de substância análoga ao crack, pesando aproximadamente 0,02g. Ele admitiu ser usuário e informou que havia comprado o entorpecente no local.
Minutos depois, uma mulher identificada como A.U. da S. foi abordada e flagrada com uma pedra da mesma substância. Ela declarou que ganhou a droga de um cliente nas proximidades e confirmou ser usuária. Durante a consulta ao sistema, foi constatado que a mulher já possuía antecedentes por ameaça.
Em outra ocorrência, a guarnição encontrou A.P.F.S., de 27 anos, utilizando um cachimbo para consumir crack e portando mais uma pedra da substância no bolso. Ela afirmou ter adquirido a droga na feira.
Ainda na região da Feira do Peixe, outra mulher foi abordada com uma pedra de crack em mãos. Por ser analfabeta, uma testemunha de confiança acompanhou o procedimento e assinou o termo de compromisso em seu lugar.
Todos os envolvidos foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), conforme prevê o artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), e liberados após se comprometerem a comparecer ao Juizado Especial.
Na madrugada de domingo (22), por volta de 00h10, outra ocorrência foi registrada no bairro São Francisco. A guarnição da PM avistou um homem em atitude suspeita em um posto de combustíveis. Durante a revista pessoal, foram encontrados com ele três pinos contendo substância análoga à cocaína.
O suspeito, que vestia camiseta do CRB e bermuda azul, alegou ser usuário e foi conduzido ao CISP para registro do TCO. Após os procedimentos, ele foi liberado.
As ações reforçam o trabalho preventivo e de combate ao tráfico de drogas realizado pelo 10º BPM em áreas críticas de Palmeira dos Índios. Segundo a polícia, o patrulhamento ostensivo continuará sendo intensificado em pontos conhecidos pelo comércio e consumo de entorpecentes no município.
