
Polícia do Texas- KTVT
Autoridades do sul do Texas afirmam que desmantelaram uma operação de contrabando de pessoas. A ação resgatou 26 pessoas – 11 das quais estão hospitalizadas – e sete suspeitos foram levados sob custódia.
As pessoas resgatadas enfrentaram “condições miseráveis” durante a viagem até o local onde foram encontradas, disse o xerife do condado de Bexar, Javier Salazar, em entrevista coletiva.
As autoridades não sabem dizer há quanto tempo o grupo atravessou a fronteira com o México e entrou nos Estados Unidos. Ainda assim, acreditam que as vítimas foram transportadas dentro de um compartimento falso de um caminhão durante pelo menos três horas.
Antes disso, elas foram levadas para uma casa sem ar condicionado, sem água e onde se acredita que baldes eram usados como sanitários.
“As condições são miseráveis e faz um calor escaldante. Felizmente, conseguimos encontrar essas pessoas antes que elas falecessem”, pontuou Salazar aos repórteres, perto da casa.
O grupo inclui duas mulheres, uma delas da Guatemala, que pagou cerca de US$ 16 mil ( R$ 85 mil) para chegar lá, afirmou Salazar.
As vítimas levadas ao hospital tiveram ferimentos relacionados ao calor e outros machucados leves, disse o xerife. “Mas, novamente, a culpa é das organizações sanguinárias que prendem essas pessoas e as colocam em perigo”, acrescentou.
