
Balões enviados da Coreia do Norte carregando lixo até a Coreia do Sul- Imagem: Yonhap News Television/ Ministério de Defesa da Coreia do Sul
Ativistas sul-coreanos enviaram balões carregando K-pop e K-dramas em pen drives para seu vizinho do norte nesta quinta-feira (6), dias depois de balões norte-coreanos de lixo e “sujeira” flutuarem na direção oposta.
O grupo ativista Lutadores por uma Coreia do Norte Livre (FFNK) lançou os balões gigantes nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira ( horário local), com vídeos mostrando-os flutuando, alguns arrastando cartazes gigantes visíveis de longe, enquanto outros carregavam pacotes plásticos menores.
Dentro dos pacotes havia 200 mil folhetos condenando o líder norte-coreano Kim Jong-Un, 5 mil pendrives contendo vídeos musicais e programas de televisão sul-coreanos e 2 mil notas de um dólar, segundo a FFNK.
O líder da FFNK, Park Sang-hak, um desertor norte-coreano que fugiu para o Sul anos atrás, descreveu os materiais que enviaram como “cartas de verdade e liberdade”.
Resposta
Em maio, a Coreia do Norte respondeu enviando os seus próprios balões gigantes para o sul – contendo lixo, terra, pedaços de papel e plástico, e o que as autoridades sul-coreanas descreveram como “sujeira”.
Pyongyang afirmou ter enviado um total de 3.500 balões transportando 15 toneladas de lixo para o seu vizinho, segundo a mídia estatal KCNA, citando o vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang Il.
Os incidentes pioraram as relações tensas entre os dois países.
