
Foto de arquivo do USS Harder | Comando de História e Patrimônio Naval
Na última quinta-feira (23), o Comando de História e Patrimônio da Marinha (NHHC) dos Estados Unidos informou que os destroços do submarino USS Harder foram encontrados no norte das Filipinas, a cerca de 900m de profundidade. O Harder, um dos mais célebres submarinos americanos, foi perdido durante uma batalha em 24 de agosto de 1944, na 2ª Guerra Mundial.
Segundo foi informado pelo NHHC, o veículo está na vertical e intacto, exceto por danos atrás de sua torre de comando, que foram causados por uma carga de profundidade japonesa. O naufrágio foi confirmado por dados do Lost 52 Project, liderado pelo CEO da Tiburon Subsea, Tim Talor, para encontrar 52 submarinos americanos perdidos durante a 2ª Grande Guerra.
Quando foi perdido, o Harder possuía uma tripulação de 79 submarinistas e realizava sua sexta patrulha de guerra, enquanto os Estados Unidos tentavam retomar as Filipinas das forças de ocupação japonesas. “Harder foi perdido no decorrer da vitória. Não devemos esquecer que a vitória tem um preço, assim como a liberdade”, declarou o diretor do NHHC, Samuel J. Cox, almirante reformado da Marinha dos EUA.
