AO VIVO

África do Sul pede que Tribunal Internacional ordene a Israel que retire suas tropas de Rafah

Pedro Ivon com CNN Brasil
Publicado 10/05/2024
Foto: UN Photo/CIJ-ICJ/Frank van Beek

Nesta sexta-feira (10), a África do Sul pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que ordene a Israel que retire suas tropas de Rafah como parte de medidas adicionais de emergência sobre a guerra em Gaza. As informações são do principal tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A situação provocada pelo ataque israelense a Rafah, e o risco extremo que isso representa para o fornecimento de ajuda humanitária e serviços básicos em Gaza, para a sobrevivência do sistema médico palestino e para a própria sobrevivência dos palestinos em Gaza como grupo, não é apenas uma escalada da situação existente, mas dá origem a novos fatos que estão causando danos irreparáveis aos direitos do povo palestino em Gaza”, diz o comunicado do tribunal.

O país africano também afirmou que o Rafah é o “último refúgio” para os palestinos que estão em Gaza. Além do pedido para que Israel retire as tropas, a África do Sul também solicitou o acesso irrestrito a Gaza para funcionários da ONU, de organizações fornecedoras de ajuda humanitária, de jornalistas e de investigadores.

Atualmente, há um caso movido pela África do Sul contra Israel, acusando o país sionista de cometer atos de genocídio contra os palestinos. Em janeiro deste ano, o Tribunal da ONU ordenou que Israel se abstivesse de quaisquer atos que pudessem se enquadrar na Convenção de Genocídio.

Quando recebeu a acusação, o país a classificou como infundada e acusou Pretória, a capital da África do Sul, de agir como “o braço legal do Hamas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram