Em Palmeira, cliente que autodenunciar “gato de água” será liberado de multa, diz Águas do Sertão

Por: Águas do Sertão
 / Publicado em 14/11/2023

Foto: Ascom Águas do Sertão

Moradores de Palmeira dos Índios que tenham um “gato” de água em casa vão contar com uma boa oportunidade de regularizar sua situação sem ter que pagar multa. A partir desta semana, a Águas do Sertão realizará no município um programa especial de anistia às ligações clandestinas que se autodenunciarem. Basta entrar em contato pelo atendimento 0800 000 2122 (por telefone ou Whatsapp) para solicitar a regularização da ligação de água sem custos.

“Esta é uma ótima chance de se preparar para intensificação das fiscalizações que já estão sendo realizadas em todas as cidades atendidas”, explica Antônio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. Ligações clandestinas residenciais descobertas durante as fiscalizações estão sujeitas à multa de até R$ 1289 mais 12 vezes o consumo mínimo da categoria, além de outras consequências penais, já que o desvio é considerado crime no Brasil, enquadrado como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Desde que a concessionária iniciou sua operação, em setembro de 2022, mais de 850 fraudes já foram identificadas e removidas. A colaboração da população é de extrema importância para que os desvios sejam combatidos.

“O cálculo da água disponibilizada para cada região é feito com base no volume médio de água consumido oficialmente pelos clientes cadastrados. Quando há uma fraude, ela consome de forma oculta a água prevista para ser compartilhada por todos, o que despressuriza a rede especialmente em períodos de escassez hídrica”, explica Antonio Hercules. “Quem age dessa maneira não tem a mínima preocupação com o desperdício e geralmente consome muito mais água. Consideramos que é uma questão de justiça social que todos paguem de forma igualitária pelos serviços de água e esgoto tratados”, completa.

Além da “autodenúncia”, a denúncia anônima de desvios de água é outra ajuda fundamental para o combate das fraudes que reduzem a pressão e comprometem todo o abastecimento de uma localidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap