Kim Kataguiri aciona PGR contra Flávio Dino por crime de responsabilidade

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 31/03/2023

Kim Kataguiri aciona PGR contra Flávio Dino por crime de responsabilidade

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) divulgou, na quarta-feira (29), documentos que mostram que o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi informado sobre os riscos dos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Ofício assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, alega intensa movimentação nos quarteis, com manifestantes que teriam a intenção de “tomar o poder” e de “impedir a instalação do comunismo no Brasil”. Segundo ele, em 7 de janeiro, foi registrada a chegada de dezenas de ônibus oriundos de estados como São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e do próprio Distrito Federal.

“A maioria desses manifestantes encontra-se concentrada próximo ao Quartel General do Exército, no Setor Militar de Brasília, e há informações de que teriam a intenção de se deslocar até a Esplanada dos Ministérios entre hoje (7/1/2023) e amanhã (8/1/2023) e lá prosseguir com os atos antidemocráticos”, informou o diretor-geral.

“Pelas informações coletadas até o momento, o grupo pretende promover ações hostis e danos contra os prédios dos Ministérios, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e, possivelmente, de outros órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral. Há informações, inclusive, de indivíduos armados fazendo a ‘segurança’ dos manifestantes, bem como inúmeros indivíduos dispostos a enfrentar as Forças de Segurança para tentarem, como vêm dizendo em redes sociais e aplicativos de mensagens, ‘tomar o poder’ nesta capital federal”, completa o documento.

O ofício encaminhado pelo diretor da PF também pede “ajuda” para firmar tratativas junta à Secretaria de Segurança Pública e ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a fim de evitar danos ao patrimônio público.

“Considerando a necessidade de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio público, sugere-se à Vossa Excelência (que) sejam feitas tratativas junto à Secretaria de Segurança Pública e ao governador do Distrito Federal quanto ao risco de circulação dos ônibus de turismo que transportam os envolvidos na área central da capital federal, sendo que esta Polícia Federal recomenda e solicita que o trânsito desses veículos seja impedido para evitar maiores incidentes e atos de vandalismo”, escreve.

À época, Dino afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) alterou, de última hora, orientações até então combinadas com o governo federal sobre o planejamento, visando garantir a segurança na Esplanada dos Ministérios.

As informações foram passadas ao ministro Dino às 18h23 de 7 de janeiro. Obtidos pelo deputado Kim Kataguiri, os documentos farão parte de um relatório a ser enviado ao Congresso Nacional com a denúncia contra o ministro por crime de responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap