CARLA ZAMBELLI- FOTO: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A rede social X (antigo Twitter) pediu, nesta segunda-feira (9), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reconsidere a determinação de bloqueio das contas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Foi feita uma solicitação para que, em vez de bloquear as contas da parlamentar, o X remova conteúdos publicados por ela na rede social que sejam considerados potencialmente criminosos.
"O X no Brasil pede que seja reconsiderada a decisão agravada ou [que] seja submetido o presente agravo à apreciação do plenário do Supremo Tribunal Federal, para que este determine a remoção apenas do conteúdo específico e tipo como potencialmente tipificado como ilícito penal, revogando-se a ordem de bloqueio integral das contas", diz um trecho do recurso.
Na última semana, Moraes determinou o bloqueio das contas de Zambelli em várias redes sociais, incluindo o X. No sábado (7), o ministro determinou a prisão preventiva da deputada federal e a imediata perda de mandato da parlamentar, que está na Itália.
Zambelli deixou o país após ser ser condenada a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e inserção de dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).