As festividades em comemoração a data de nascimento de Frei Damião foram encerradas neste domingo (10). Centenas de fiéis, de várias partes de Alagoas e de outros estados, vieram para Palmeira dos Índios e movimentaram o distrito de Canafístula.
O evento teve início na sexta-feira (8) com o Santo Terço, Santa Missa de abertura na igreja Nossa Senhora do Rosário com o celebrante Padre Sandro e a adoração ao Santíssimo Sacramento. No sábado (9), ocorreu a cavalhada, o santo terço e a Santa Missa com o celebrante Padre Jorge Paulo, logo após aconteceu um louvor no Santuário Frei Damião.
Pra encerrar com chave de ouro, neste domingo foram realizadas duas santas missas, com os celebrantes Frei Francisco e Dom Manoel Soares Filho, ofício da imaculada Conceição, adoração ao Santíssimo Sacramento, récita do santo terço e um belíssimo show com o padre Joãozinho, que animou o público presente com um repertório completo e músicas para todas as gerações.
O calor não afastou a população da tradicional feira que ocorre durante as festividades, onde é possível encontrar diversos artigos religiosos, roupas, brinquedos e até utensílios de cozinha.
Frei Damião nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti teve uma importante formação católica. Ele batizado com o nome de Pio Gionnotti.
Com 10 anos de idade, após ser crismado, começou a externar sua vocação ao sacerdócio. Com 13 anos ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos recebeu os votos religiosos, passando a ser chamado de Frei Damião de Bozzano.
Em 1920 foi enviado para a Universidade Georgiana de Roma, onde estudou Direito Canônico e Teologia Dogmática. Em 05 de agosto de 1923, foi ordenado sacerdote na Igreja do Antigo Colégio São Lourenço de Brindisi, em Roma.
Em 1931, Frei Damião foi enviado ao Brasil chegando no dia 17 de junho com a missão de evangelizar.
Frei Damião dedicou 66 anos de sua vida a peregrinar por diversas cidades do Norte e Nordeste do Brasil pregando o evangelho. Entre estas cidades está Palmeira dos Índios, onde costumava descansar das suas peregrinações. Um de seus locais preferidos era o distrito de Canafístula.
Em todas as cidades que ele chegava era recebido com festa e tratado com carinho, pois, todos queriam ouvir suas palavras.
O processo de beatificação e canonização de Frei Damião foi aberto em 2003. O primeiro passo foi dado quando a Igreja Católica reconheceu o capuchinho como Servo de Deus.
Em 2012, os postuladores da causa levaram documentos para o Vaticano. Seis anos depois saiu o parecer da Comissão dos Teólogos, na Congregação da Causa de Todos os Santos, que aprovou o processo de beatificação.
No ano de 2019, um decreto do Papa Francisco, editado no Vaticano, reconheceu como venerável o frade capuchinho. Essa decisão deixou Frei Damião mais perto da beatificação.