[Vídeo] Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado em atentado

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 15/05/2024

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira (15) em um atentado na cidade Handlová, a 190 km da capital, Bratislava. Ele foi internado em estado grave.

Fico havia saído de uma reunião de governo na cidade quando foi alvejado por um homem de 71 anos que disparou quatro tiros, segundo o governo local. Ele foi levado de helicóptero a um hospital em Bratislava.

O ministro do Trabalho, Erik Tomáš, disse que o estado de saúde do primeiro-ministro é grave. Tomáš disse a uma TV local que Fico ainda está sendo operado. Segundo o ministro, será uma operação longa, porque o agressor atingiu vários órgãos do primeiro-ministro.

Fico foi atingido quando, ao sair da reunião, foi cumprimentar um pequeno grupo de pessoas que esperava por ele na rua. Um homem que estava no grupo sacou então uma arma e fez os disparos. Segundo o governo, o premiê foi atingido no abdômen e no braço.

Segundo a imprensa local, paramédicos disseram que Fico estava consciente durante o trajeto de helicóptero.

Seguranças do premiê que o acompanhavam prenderam o autor dos disparos. O vídeo acima mostra instantes após ele ser ferido.

O vídeo do ataque mostra o premiê se aproximando de um carro cambaleando, sendo apoiando por outros homens que estavam em volta dele. Nas imagens, os homens o ajudam a entrar no carro.

Segundo informações do site de notícias eslovaco Aktualít, poucas pessoas esperavam Fico do lado de fora do local onde a reunião havia ocorrido. Nenhum deles vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas um homem parecia protestar, com um cartaz em mãos.

De acordo com a imprensa local, o autor dos tiros teria 71 anos.

A presidente do país, Zuzana Caputová, condenou em nota o "brutal" ataque sofrido por Fico, e lhe desejou uma pronta recuperação.

O líder da oposição, Michal Šiimečka, reafirmou que seu grupo político não tem relação com o atentado.

O presidente russo, Vladmir Putin, condenou o ataque, que chamou de "crime hediondo sem justificativa".

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, também se manifestou, dizendo que a notícia é um "choque". Ele também deseja que o colega se recupere rapidamente.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse "condenar fortemente o ataque" -- a Eslováquia faz parte da União Europeia desde 2004.

Entre os líderes que condenaram o atentado também estão o chaneler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram