Vacinas da Pfizer serão enviadas para mais sete municípios de Alagoas

Vacinas da Pfizer serão enviadas para mais sete municípios de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que, além de Maceió e Arapiraca, outros sete municípios de Alagoas vão aplicar a vacina da Pfizer. A capacitação para os coordenadores municipais começou nesta segunda-feira (24).

O treinamento acontece para assegurar o acondicionamento e aplicação corretos da vacina. Apesar dele estar sendo feito para os 102 municípios do estado, a Sesau comunicou que somente sete receberão o imunizante nesta etapa da vacinação. A secretaria ainda não tem a data do envio das doses.

Além da capital e de Arapiraca, que já aplicam a vacina, ela será enviada para Atalaia, Coruripe, Marechal Deodoro, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Teotonio Vilela e União dos Palmares.

A assessora técnica do PNI/AL, Rafaela Siqueira, explicou que os sete municípios foram escolhidos porque têm população a partir de 40 mil habitantes e estarem localizados a uma distância de no máximo duas horas e 30 minutos da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos de Maceió.

“Os critérios definidos na resolução da CIB para a escolha desses sete municípios foram ter Os demais municípios alagoanos serão incluídos nas próximas etapas de maneira gradual”, disse.

Outro critério utilizado foi a capacidade do município em acondicionar corretamente as doses. Também foi levada em consideração a logística de transporte, que deve ser feita em veículo com ambiente refrigerado.

“O ideal é o acondicionamento entre -80° e -60° Celsius para ter uma validade de seis meses, podendo ser armazenado por 15 dias em temperatura entre -25° e -15° Celsius. Caso o frasco seja descongelado e mantido em temperatura entre 2° e 8° Celsius, as doses dessa ampola devem ser administradas em até cinco dias”, informou Rafaela.


Deixe uma resposta