Foto: AP - Reprodução SIC Notícias
O poderoso tufão Kong-rey fez, nesta quinta-feira (31), um morto e 73 feridos em Taiwan, provocando o fechamento de escolas e escritórios.
O tufão atingiu ventos de quase 200 km/h, equivalente a um furacão de categoria 3 no Atlântico. É a maior tempestade a atingir Taiwan desde o tufão Herb em 1996, disse Chang Chun-yao, um meteorologista da Administração Central de Meteorologia da ilha.
Uma mulher de 56 anos foi morta pela queda de uma árvore enquanto viajava de carro no condado central de Nantou, de acordo com o Centro Central de Operações de Emergência (CEOC) de Taiwan. Pelo menos 73 feridos relacionados à tempestade foram relatados em toda a ilha, acrescentou.
Antes da forte tempestade, as autoridades locais ordenaram que escritórios e escolas fechassem temporariamente, enquanto Taiwan suspendeu as negociações em seu mercado de ações.
Oceanos mais quentes devido à crise climática causada pelo homem estão fazendo com que as tempestades se intensifiquem mais rapidamente, de acordo com cientistas.
Kong-rey é o terceiro tufão a atingir Taiwan este ano, depois de Krathon e Gaemi.