Trump diz que encorajaria Rússia a fazer o que quiser com países da Otan que não paguem os EUA

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 11/02/2024

Donald Trump | Foto: Win McNamee/Getty Images

No último sábado (10), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que encorajaria a Rússia a fazer o que eles quiserem a qualquer país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que não cumpra as regras de gastos com defesa. A declaração foi feita durante um comício em Conway, na Carolina do Sul.

“A Otan estava quebrada até eu aparecer. Eu disse, ‘todo mundo vai pagar’. Eles perguntaram, ‘bem, se não pagarmos, você ainda vai nos proteger?’, eu disse ‘absolutamente não’. Eles não podiam acreditar na resposta”, afirmou Trump. Ele também contou que “um dos presidentes de um país grande” havia lhe perguntado se os EUA ainda defenderiam o país se fosse invadido pela Rússia, mesmo se não pagasse.

“Não, eu não protegeria você”, foi a resposta do ex-presidente. “Na verdade, eu os encorajaria a fazerem o que diabos quiserem. Vocês têm que pagar. Têm que pagar suas contas”, disse Trump, que tem se queixado do quanto os outros países da Otan gastam em defesa em comparação aos Estados Unidos.

Casa Branca condena o pronunciamento de Trump

“Terríveis” e “desequilibrados” foram os adjetivos usados pela Casa Branca para se referir aos comentários de Donald Trump.

“Incentivar invasões aos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e desequilibrado – e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e a nossa economia interna”, disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates.

A Otan promete defender qualquer país da aliança de ataques de outras nações.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram