À esquerda, suspeitos na parte externa do imóvel; à direita, assaltante morto | Imagem: reprodução
Na tarde do último sábado (22), um jovem de 21 anos foi morto a tiros após invadir um imóvel localizado na rua Guilherme Salera, no bairro Jardim Virgínia, em Guarujá (SP). Os autores do disparo foram uma mulher e seu sobrinho, que tinham armas registradas e reagiram ao assalto. Segundo o advogado da família, Luiz Fernando Mendes Cunha, o indivíduo tinha invadido o local anunciando o roubo.
“Eles reagiram imediatamente ao assalto. Na hora que [o invasor] entrou, foi uma reação instantânea”, contou Cunha. “Ambos reagindo em questão de legítima defesa, porque dentro da casa haviam outras pessoas que poderiam ser vítimas dos assaltantes”, continuou. Ainda de acordo com ele, o suspeito tinha uma arma de fogo.
Através do vídeo de uma câmera de segurança é possível ver que o jovem que veio a ser morto e outro indivíduo chegaram em uma moto ao local, mas um deles ficou junto ao veículo e fugiu quando ouviu os disparos. Cunha explicou que o portão da casa costumava ser deixado aberto, uma vez que o bairro era tranquilo.
Depois dos tiros, populares acionaram a Polícia Militar (PM), que foi até o local para a realização das medidas cabíveis.
O delegado Wagner Camargo Gouveia confirmou que a família possui registro de posse de armas e disse que o caso será classificado como homicídio com a excludente da ilicitude da legítima defesa.
A polícia deve agir para encontrar o segundo suspeito.