A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas sobre reanimação neonatal. Esses profissionais atuam na realização de partos em maternidades e em centros de partos normais públicos de Alagoas. O curso, voltado para os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, situados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, foi realizado nesta sexta-feira (30), no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no município de Arapiraca.
A capacitação é fruto de uma parceria entre a Sesau, a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O objetivo é aprimorar a qualificação dos profissionais de saúde que atuam diretamente na realização de partos em unidades da Rede Pública de Saúde, e contou com a ministração de conteúdos teóricos e práticos para os participantes.
A coordenadora da Saúde da Mulher da Sesau, Lavínia Helena, destacou que as capacitações promovidas pela pasta refletem, necessariamente, na melhoria do serviço para a população. “A realização desse curso é muito importante para garantir partos cada vez mais seguros, tanto para a mãe, quanto para o bebê, em todas as unidades de saúde do Estado”, frisou. A instrutora do curso, Junko Asakura, classificou a qualificação como fundamental para uma melhor assistência neonatal em Alagoas. “Todos os profissionais que participaram do curso estarão preparados para ajudar o bebê e a mãe na hora do nascimento. Isso faz muita diferença, para que possamos reduzir a mortalidade infantil e também possíveis sequelas após o parto”, disse.
Já o secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o compromisso da Sesau em qualificar os profissionais que atendem à população. “Acreditamos no poder do conhecimento para salvar vidas e não medimos esforços para qualificar nossos médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores. Isso resulta no aprimoramento do serviço prestado ao nosso povo e em mais vidas salvas. Nosso objetivo é cuidar das pessoas com o coração”, afirmou.
*Com Daniel Tavares / Ascom Sesau