Para beneficiar as mulheres alagoanas que travam uma luta contra o câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmou uma parceria com o Instituto Avon para implantar um projeto de navegação dessas pacientes. A ação irá permitir que elas sejam acompanhadas e orientadas individualmente em cada etapa do processo, desde o diagnóstico até o final do tratamento.
O Instituto Avon faz parte do grupo Natura & Co. e vem atuando com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento do câncer de mama e das violências contra meninas e mulheres no Brasil. O projeto de navegação de pacientes já foi implantado em outros Estados e começará em Alagoas nas cidades de Maceió, Arapiraca e Murici.
A gerente sênior de Relações Institucionais e Governamentais do grupo Natura & Co, Isabela Dias, participou de uma reunião com o grupo técnico de saúde, na sede da Sesau. Durante o encontro, ela salientou a importância do projeto para o Estado, visando capacitar a Rede de Saúde Pública para aplicar a metodologia de navegação de pacientes.
“Estamos trazendo o Instituto Avon para Alagoas, visando a implementação da tecnologia social de navegação de pacientes, que é uma política pública que visa abreviar o diagnóstico e o início do tratamento de mulheres com câncer de mama. Queremos que Alagoas seja um case de sucesso no Brasil. Vamos trazer especialistas para capacitar os profissionais para que os municípios estejam aptos a aplicar essa metodologia de navegação de pacientes. Com isso, pretendemos mudar os indicadores de saúde relacionados ao câncer de mama, gerar economia para os municípios e para o Estado, por meio do diagnóstico e tratamento precoce da doença, levando mais qualidade de vida para as mulheres”, relatou Isabela Dias.
O secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, que esteve presente na reunião, reafirmou que a parceria com o Instituto Avon onde Alagoas irá proporcionar um case de sucesso. “Estamos bolando um plano de trabalho onde será assinado um acordo de cooperação técnica para que o Instituto Avon venha para o Estado iniciar a implementação da política técnica de navegação, onde vamos fazer a assistência de mulheres com câncer de mama. A equipe técnica da Sesau irá fazer a avaliação e busca ativa desses pacientes, e o grupo fornecerá toda a condição para que possamos fazer esses exames e encaminhar essas pacientes a consultórios especializados”, disse o gestor.
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que Alagoas já avançou bastante em relação à assistência aos pacientes com câncer, por meio do Plano Emergencial de Oncologia. Isso porque foi ampliada a capacidade de atendimento da Rede de Saúde Pública, aumentando a oferta de consultas com especialistas, visando diminuir a fila de espera por assistência.
“Essa parceria com o Instituto Avon vai nos trazer ainda mais ações em torno de pacientes com câncer em Alagoas. Tudo que puder ser feito para assistir melhor esses pacientes será priorizado. A navegação de pacientes em Alagoas será mais um grande avanço para o nosso Estado”, afirmou Gustavo Pontes de Miranda.
*Com Ascom Sesau