AO VIVO

Serviço Secreto dos EUA desmantela rede clandestina que ameaçava causar apagão nas comunicações em Nova York

Rádio Sampaio com G1
Publicado 23/09/2025
Servidores com chips SIM clandestinos conectados à rede de telefonia de Nova York apreendidos pelo Serviço Secreto em 22 de setembro de 2025. — Foto: Serviço Secreto dos EUA via AP

O Serviço Secreto dos EUA desmantelou uma rede clandestina que tinha capacidade de causar um apagão nas telecomunicações de Nova York. A descoberta, anunciada pela agência nesta terça-feira (23), ocorreu às vésperas do início da Assembleia Geral da ONU, que terá presença de líderes de diversos países do mundo.

A rede descoberta era composta por mais de 300 servidores de cartões SIM (de telefonia para celulares) equipados com mais de 100 mil chips de celular. Segundo o Serviço Secreto, esses chips estavam conectados à rede de telecomunicações de Nova York e representava uma ameaça iminente à cidade.]

O agente especial do Serviço Secreto responsável pelo escritório de Nova York, Matt McCool, afirmou que o esquema era uma operação altamente organizada e bem financiada, que custou milhões de dólares apenas em hardware e cartões SIM, e tinha a capacidade de enviar até 30 milhões de mensagens de texto por minuto, o que congestionaria a rede de telefonia da cidade.

Ainda de acordo com os investigadores da agência, a rede clandestina tinha o potencial de impedir o funcionamento de torres de telefonia celular pela cidade, o que bloquearia chamadas de emergência e afetaria a resposta a eventuais ataques terroristas.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a descoberta representa uma das mais amplas ameaças de comunicação já descobertas nos Estados Unidos. O Serviço Secreto disse estar investigando o caso.

Um eventual apagão nas comunicações já teria efeitos severos no funcionamento da cidade, porém este momento é considerado mais crítico por conta da Assembleia Geral da ONU, em que líderes estrangeiros de mais de 100 países lotam hotéis no centro de Manhattan e comboios presidenciais congestionam as ruas da cidade.

“Não dá para subestimar o que esse sistema é capaz de fazer. Ele pode derrubar torres de celular, e então as pessoas não conseguem mais se comunicar, certo? (...) Você não pode mandar mensagens de texto, não pode usar o celular. E se isso fosse combinado com algum outro evento associado à Assembleia da ONU, bem, use sua imaginação — poderia ser catastrófico para a cidade”, disse Matt McCool.

O Serviço Secreto disse não ter encontrado nenhum complô direto para atrapalhar a Assembleia Geral da ONU e ressaltaram que não há ameaças conhecidas contra a cidade de Nova York neste momento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram