Seis candidatos à vaga no TCE-AL disputam voto dos deputados estaduais

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 15/12/2022

Seis candidatos à vaga no TCE-AL disputam voto dos deputados estaduais

Após sabatina realizada na manhã desta quinta-feira (15), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou os nomes de seis candidatos que vão disputar os votos dos deputados estaduais para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Três nomes foram rejeitados. A votação está marcada para as 17h.

A vaga no TCE foi aberta com a aposentadoria voluntária do conselheiro Cícero Amélio da Silva. Nove candidatos se inscreveram, mas três deles não compareceram à sabatina e, por isso, tiveram as candidaturas indeferidas.

Entre os candidatos estão a ex-primeira dama de Alagoas, Renata Calheiros, esposa do ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB), e o professor universitário Basile Christopoulos, que já foi candidato a governador pelo PSOL em 2018 e, neste ano, candidato a deputado estadual pelo PT.

Durante a sabatina, realizada pelos integrantes das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia, os candidatos responderam a questões sobre suas experiências profissionais e temas como eficiência do gasto público, ações preventivas para se evitar o dano ao erário e fiscalização dos recursos públicos aos municípios por parte do Tribunal de Contas.

Veja quem são os candidatos à vaga:

Fábio José Correia Leal Costa

Fábio José Correia Leal Costa é professor universitário com mestrado em administração pela Universidad de la Empresa do Uruguai e especialização em gestão pública e gestão pública municipal. Também trabalha como analista de trânsito - administrador no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) desde 2001. Tem experiência em administração pública e privada, em desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais administrativas e no ensino de administração em cursos universitários.

Basile Georges Campos Christopoulos

Doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Basile Christopoulos tem 37 anos e é professor universitário em Maceió. Em 2018, disputou a eleição para governador de Alagoas pelo PSOL e, neste ano, foi candidato a deputado estadual pelo PT, mas não se elegeu.

Flávio Gilberto Farias dos Santos

Flávio Gilberto Farias dos Santos é formado em direito e atua como advogado em Alagoas.

Lisângela Maria Rubik da Silva

Lisângela Maria Rubik da Silva integra o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas e é membro do Fórum de Combate à Corrupção, FOCCO, em Alagoas. Ela é contadora da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo. Sua formação é em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e MBA em Administração e Contabilidade Pública.

Renata Pires Pereira Calheiros

Ex-primeira dama de Alagoas, Renata Calheiros é administradora e empresária. Tem sociedade em pelo menos 12 empresas ativas, muitas delas com o marido, o ex-governador Renan Filho (MDB), eleito senador para o mandato que se inicia em 2023.

Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros

Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros é advogada, especialista em Direito Público, mestranda em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas. Já ocupou o cargo de assessora do TCE, entre os anos de 2017 e 2020. Comandou também a diretoria da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de Alagoas. Kézia foi chefe de Gabinete de Desembargador do Tribunal de Justiça, durante seis anos.

Critérios para escolha do conselheiro do TCE

De acordo com a Constituição do Estado, os conselheiros do Tribunal de Contas são nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:

  • mais de 35 anos e menos de 70 anos de idade;

  • idoneidade moral e reputação ilibada;

  • notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;

  • mais de dez anos de exercício de função pública ou efetiva atividade profissional que exija conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

A sabatina foi presidida pelo deputado Bruno Toledo (MDB) e teve como relator o deputado Ricardo Nezinho (MDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap