O paciente Izaildo de Araújo, de 53 anos, submetido a um transplante de rim no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, recebeu alta médica na tarde desta última segunda-feira (30). Ele foi a segunda pessoa a ter um órgão transplantado na unidade, que foi a primeira da rede estadual de saúde a receber a habilitação do Ministério da Saúde (MS) para realizar esse tipo de procedimento de alta complexidade.
Para celebrar a alta médica de Izaildo de Araújo, a equipe do hospital vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) formou um corredor humano até a saída da unidade e aplaudiu o paciente, que não conteve as lágrimas e a emoção. O procedimento foi considerado um sucesso pela equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e foi realizado no dia 13 deste mês, portanto, há 17 dias.
"Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, e depois a todos os profissionais aqui do hospital, que foram muito atenciosos e me trataram como se eu fosse da família deles. Foram 10 anos fazendo hemodiálise e estou saindo bem melhor do que entrei. Muito grato por essa nova oportunidade de viver e também preciso enaltecer o gesto nobre e muito importante do doador”, afirmou Izaildo de Araújo, ao deixar o hospital.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, presente nesta tarde no Hospital do Coração Alagoano, destacou que o sucesso dos primeiros transplantes realizados no local comprova que a unidade hospitalar possui capacidade técnica para realizar cirurgias de alta complexidade.
“Hoje é um dia muito feliz para a saúde de Alagoas. O Governo Paulo Dantas segue investindo e tem garantido o avanço da saúde para os alagoanos. A habilitação do Hospital do Coração Alagoano para a realização de transplantes é um importante marco e ficamos muito felizes com esses primeiros resultados positivos. Muitos outros avanços virão pela frente”, comemorou o titular da pasta da saúde estadual.
*Com Ascom Sesau