AO VIVO

RS: chuvas e alagamentos deixam mais de 1,6 mil pessoas fora de casa

Rádio Sampaio com Metrópoles
Publicado 23/07/2026
prefeitura-de-lajeados

Chuvas e o transbordamento de rios no Rio Grande do Sul já deixam mais de 1,6 mil pessoas fora de casa, segundo o boletim de monitoramento de calamidades da Defesa Civil do estado. Na manhã desta quinta (23/7), o órgão informou que ao menos 194 municípios foram prejudicados pelas condições do tempo.

Conforme a última atualização da Defesa Civil do RS, há 1.207 desabrigados (que estão em abrigo público) e 417 desalojados (que estão em casas de parentes). Não há registros de mortes causadas em decorrência dos alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o estado e diversas regiões apresentam alagamento e bloqueio de estradas. A Defesa Civil notificou a população sobre rios que podem atingir a cota de inundação, além das áreas previstas para deslizamentos e enchentes.

De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, o município de Lajeados é o mais afetado pela instabilidade do tempo. De 1.207 desabrigados, o município registra pelo menos 540.

O município de Encantado (Vale do Taquari) registra 152 pessoas em abrigos públicos após as chuvas devastarem a cidade.

Desabrigados por município:

Lajeado: 540 (44,74%)
Encantado: 152 (12,59%)
Cruzeiro do Sul: 55 (4,56%)
Muçum: 46 (3,81%)
Estrela: 45 (3,73%)
Arroio do Meio: 32 (2,65%)
Ivorá: 17 (1,41%)
Bom Retiro do Sul: 10 (0,83%)
Arroio dos Ratos: 8 (0,66%)
Montenegro: 3 (0,25%)
Desalojados e cheia dos rios

Segundo a Defesa Civil, pelo menos 194 municípios reportaram danos. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, Arroio dos Ratos é a cidade com maior número de desalojados, com pelo menos 100 pessoas que saíram de casa e buscaram abrigo com parentes.

Arroio dos Ratos, com 100 pessoas fora de casa;
Nonoai, com 84;
Planalto, com 40;
Passo Fundo, com 26.

A Defesa Civil e as administrações municipais do estado também informam os rios com maior risco de atingir a cota de inundação. A cheia é o motivo para moradores ficarem desabrigados devido ao alagamento que invade as residências dos municípios afetados.

De acordo com o órgão, a risco de cheia e inundações no Rio Taquari, Rio Caí, Rio Jacuí, Rio dos Sinos, Rio Uruguai e o Lago Guaíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram