Robson de Souza, o ex-jogador Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). Ele foi detido em Santos (SP), na noite da quinta-feira (21), após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidir que ele cumpra a pena de 9 nos pelo crime de estupro coletivo, a partir de condenação da justiça Italiana.
A decisão do STJ faz com que o ex-jogador cumpra a pena no Brasil, em regime fechado.
Robinho saiu de do Instituto Médico Legal de Santos por volta das 23h e chegou na P2 de madrugada desta sexta-feira, por volta da 1h.
O procedimento da unidade é de que os novos presos passem primeiro por um período de inclusão, em uma cela exclusiva, ficando em isolamento por até 20 dias e tomando o banho de sol separado dos demais detentos. Após o período de adaptação, Robinho deve ser introduzido a uma cela comum.
Robson foi preso pela Polícia Federal por volta das 19h, nesta quinta-feira (21), no prédio em que morava no bairro Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo. O pedido de prisão foi determinado pela Justiça Federal de Santos, após os documentos da sentença serem homologados.
Depois, Robinho foi levado à sede da Polícia Federal. Posteriormente, foi submetido a uma audiência de custódia, exame de corpo delito no IML e foi encaminhado para a penitenciária.
P2 de Tremembé
Na P2 de Tremembé, cumprem penas detentos como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai. O local já recebeu também Mizael Bispo, que cumpriu pena por matar Mércia Nakashima, e Edinho, filho de Pelé.
A P2 de Tremembé tem capacidade para 584 presos entre o regime semiaberto e fechado, mas atualmente abriga 434. O local é dividido em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para os presos do semiaberto.
Crime
O crime de violência sexual em grupo aconteceu em 2013, quando Robinho era um dos principais jogadores do Milan, clube de Milão, na Itália. Nove anos após o caso, em 19 de janeiro de 2022, a justiça daquele país o condenou em última instância a cumprir a pena estabelecida.
Robinho foi condenado após ter estuprado junto com outros cinco homens uma mulher albanesa em uma boate em Milão. A vítima, inclusive, estava inconsciente devido ao grande consumo de álcool. Os condenados alegam que a relação foi consensual.