Edital do Prouni 2024 é divulgado. — Foto: Foto: Emily Santos/g1
Estudantes interessados em ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) têm até as 23h59 desta sexta-feira (4) para realizar a inscrição no processo seletivo do segundo semestre de 2025. O cadastro deve ser feito no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando login do gov.br com CPF e senha.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. São mais de 118 mil bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e mais de 93 mil bolsas parciais, com desconto de 50% no valor das mensalidades. As vagas estão distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior.
Para participar, é obrigatório ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, obtendo média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota maior que zero na redação. Além disso, há critérios de renda: para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 por pessoa). Já para as bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos (R$ 4.554 por pessoa). O cálculo da renda deve considerar a soma dos salários dos moradores do domicílio, dividida pelo número de pessoas que compõem a família.
O cronograma prevê divulgação do resultado da primeira chamada no dia 7 de julho e da segunda chamada em 28 de julho. A manifestação de interesse na lista de espera deverá ser feita em 18 e 19 de agosto, com resultado previsto para 22 de agosto.