
Foto: Ilustração
Duas ocorrências distintas mobilizaram equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar neste sábado (1º), no município de Palmeira dos Índios. Os casos envolveram porte de arma branca no Centro da cidade e dano ao patrimônio e invasão de residência na zona rural.
A primeira situação foi registrada às 12h40, na Rua Sebastião Ramos de Oliveira, no Centro. Durante rondas ostensivas, a guarnição do PELOPES I abordou dois indivíduos que demonstraram nervosismo ao avistar a viatura e tentaram esconder algo. Na revista, os militares encontraram com um deles uma tesoura de arremate, considerada arma branca. Questionado, o homem afirmou que carregava o objeto “para sua própria segurança”.
Diante do flagrante, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base no artigo 19 do Decreto-Lei nº 3.688/41 (Lei de Contravenções Penais). O autor foi liberado após se comprometer a comparecer ao Juizado Especial Criminal.
Mais tarde, às 18h45, a guarnição da Força Tática 02 foi acionada para a zona rural, na região após o Gavião, onde um homem embriagado teria invadido e danificado a casa da irmã. Segundo a vítima, o autor quebrou o portão e a porta da cozinha, forçando a entrada no imóvel. Ela conseguiu fugir e se abrigar na casa de uma vizinha, mas o homem a perseguiu armado com um pedaço de pau, invadindo o segundo local à sua procura.
Os policiais chegaram ao endereço indicado e encontraram o suspeito, que resistiu à ordem de prisão. Ele foi contido e conduzido à viatura para garantir a segurança da equipe.
O caso foi levado ao CISP de Palmeira dos Índios, onde a Polícia Civil lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (COP nº 1.392.522) pelo crime de dano e invasão de domicílio.
Ambas as ocorrências reforçam a atuação da Polícia Militar no combate à criminalidade e na garantia da segurança pública em áreas urbanas e rurais do município.
