Pinguins aparecem em praias de São Paulo durante período de migração

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 11/07/2024

Pinguim resgatado no litoral norte de SP | Foto: Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha

Desde maio deste ano, 43 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) já foram encontrados nas praias de São Paulo, em decorrência da temporada de pinguins no litoral norte do estado paulista. Alguns pinguins chegam às praias do sudeste porque se perdem durante sua migração, no outono-inverno, quando eles saem das águas argentinas da Patagônia em busca de alimentos e águas mais quentes.

“Entre junho e setembro, consideramos a temporada de pinguins-de-magalhães no Litoral norte de São Paulo, porém essa chegada nem sempre é tranquila. Durante todos esses anos de atuação do Instituto Argonauta, constatamos que os pinguins que chegam aqui, em sua grande maioria, são animais jovens e por serem a primeira migração, eles se perdem do grupo. Muitos chegam debilitados, exaustos, desnutridos e com algumas doenças adquiridas no percurso”, explica o oceanólogo diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto.

Dos 43 pinguins que já chegaram às praias paulistas, 24 foram resgatados com vida e 19 estavam mortos. Dos vivos, 11 ainda estão em reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba.

A bióloga coordenadora regional do Projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) trecho 10, Carla Barbosa, informou que em 2023, durante o mesmo período mencionado, 23 pinguins foram encontrados. O total de ocorrências total no ano passado foi de 426.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram