PCC e brasileiros são suspeitos em mega-assalto a bancos no Paraguai

Rádio Sampaio com Metrópoles
Publicado 17/06/2026
Reprodução/X

Autoridades paraguaias investigam a possível participação de brasileiros e integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no mega-assalto que atingiu três bancos e uma casa de câmbio em Santa Rita, no Paraguai, próximo à fronteira com o Brasil, na madrugada dessa terça-feira (16/6).

A suspeita ganhou força após testemunhas relatarem que integrantes da quadrilha falavam português durante a ação. Segundo o chefe do Comando Tripartite, Carlos Alberto Dures Rios, há indícios de que brasileiros e paraguaios tenham atuado juntos no ataque.

“São pessoas que atuam no Paraguai, brasileiros junto com paraguaios para realizar esse tipo de ação. Alguns vivem no Paraguai”, afirmou o policial.

Em entrevista à rádio Monumental 1080 AM, o ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera, disse que o crime apresenta características semelhantes às ações atribuídas ao PCC.

O grupo criminoso utilizou explosivos, bloqueou rotas de acesso, incendiou veículos durante a fuga e mobilizou cerca de 20 homens armados.

“O comandante me disse que esse é o estilo de trabalho do PCC. Eles incendiaram dois veículos durante a fuga e havia aproximadamente de 15 a 20 pessoas envolvidas”, declarou Riera.

O ministro também lembrou de um assalto registrado anteriormente em Naranjal, no departamento de Alto Paraná, onde criminosos destruíram o cofre de uma instituição financeira com explosivos. Para ele, o modo de atuação reforça a hipótese de ligação entre os casos. “Eu diria que tudo indica que eles são daquela equipe ou pelo menos usam esse método. Eles têm um modus operandi semelhante”, afirmou.

Assalto a bancos

O ataque ocorreu por volta das 2h e teve como alvos as agências dos bancos Familiar, GNB e Ueno, além da Casa de Câmbio Santa Rita. Os criminosos renderam policiais, funcionários e vigilantes, destruíram estruturas bancárias com explosivos e fugiram antes da chegada do reforço policial.

Até o momento, o valor roubado não foi divulgado. Dois paraguaios suspeitos de participação foram identificados, mas ninguém foi preso. A investigação segue sob responsabilidade da polícia e do Ministério Público paraguaio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram