Papa Francisco canoniza Irmã Dulce no próximo domingo

Papa Francisco canoniza Irmã Dulce no próximo domingo

O Brasil terá a primeira mulher, nascida no País, mais precisamente na Bahia, tornada Santa pela Igreja Católica no próximo domingo (13), em cerimônia aberta, no Vaticano, com as bênçãos do Papa Francisco. O processo se estende desde 2000, período pelo qual Irmão Dulce, obrigatoriamente, segundo as regras d Igreja, passou por Venerável, Beata, até este momento tão marcante para o povo brasileiro, ser proclamada Santa.

Nascida em Salvador, na Bahia, dia 26 de maio de 1914, e falecida dia 13 de março de 1992, também em Salvador, Dulce Lopes Pontes (nome completo) será proclamada Santa Dulce dos Pobres. No mesmo horário de canonização de Irmã Dulce, outros beatos (atual status da primeira santa brasileira) também serão canonizados: Cardeal John Newman (Inglaterra), Madre Giuseppina Vannini (Itália), Maria Teresa Chiramel Mankidiyan (Índia), Margarida Bays (Suíça). As imagens dos beatos que serão proclamados santos já estão posicionadas em frente à Basílica de São Pedro.

Irmã Dulce. — Foto: Reprodução/Site da Osid

Sempre persistente em suas obras, manteve ao longo de quase toda a sua vida hábil em aproveitar as oportunidades e obstinada, a freira soube manter boas relações com políticos e empresários para que seus trabalhos assistenciais fossem mantidos e só se ampliassem. Desde os 13 anos de idade já trabalha em prol dos menos favorecidos. Três anos depois, já recebia os paramentos de futura freira. Foi tão forte, que ao ocupar um galinheiro em Salvador para atender a doentes e outros necessidades, tornou aquele espaço no maior hospital assistencial de Salvador.

Para ser canonizada, foram comprovados, por médicos e peritos do Vaticano dois de seus milagres: uma mulher que, após o parto, tinha uma hemorragia há 16 dias; e um homem, cego há 14 anos, com orações dirigidas à irmã Dulce, voltou a enxergar, fenômeno que, segundo especialistas, nunca foi visto no meio médico.

Na manhã desse domingo (13), boa parte do mundo estará com as atenções voltadas para a Praça São Pedro, Vaticano, principalmente o Brasil. A cerimônia terá início às 5h15, horário de Brasília (10h15, horário de Roma).


Deixe uma resposta