Secretária municipal de Cultura, Ana Cássia, durante entrevista para Rádio Sampaio - Foto: Reprodução
A cidade de Palmeira dos Índios se prepara para uma intensa programação cultural e religiosa nesta semana, com destaque para a tradicional encenação da Paixão de Cristo, a celebração da Páscoa para as crianças e uma atividade especial voltada ao Dia dos Povos Indígenas. As informações foram anunciadas com exclusividade pela secretária municipal de Cultura, Ana Cássia, em entrevista ao repórter Rafael Santos, no programa Nosso Encontro, da Rádio Sampaio 94.5 FM.
Com o tema "Rei dos Judeus Jesus: Paixão e Ressurreição", a encenação da Paixão de Cristo será realizada nos dias 17, 18 e 19 de abril, a partir das 20h, no alto da Serra do Goiti. O espetáculo conta com direção de texto de Diógis Albuquerque, de Garanhuns, mas é totalmente encenado e produzido por artistas de Palmeira dos Índios. A coordenação executiva é assinada por Lidiane Ferro, Ayane Ferreira e Wanda Somulato.
“É um espetáculo belíssimo, com texto autêntico feito especialmente para o nosso município. Toda a produção artística é da nossa terra”, destacou Ana Cássia.
Para garantir a segurança do público, o acesso ao local será fechado a partir das 18h, com apoio da Guarda Municipal, SMTT e Polícia Militar. A subida até o topo será exclusivamente a pé, com permissão de veículos apenas para autoridades e equipes técnicas.
No domingo, dia 20 de abril, a programação continua com a festa de Páscoa no Largo Sebastião Ramos, em frente à loja Tip Top, a partir das 16h. O evento contará com a entrega de chocolates, parque infantil e a apresentação do espetáculo Páscoa Encantada, com o grupo Sonho de Criança.
“Será um momento mágico para nossas crianças e famílias. Tudo gratuito, com muita alegria e espírito pascal”, afirmou a secretária.
Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Secretaria de Cultura realiza nesta terça-feira (15) uma palestra com o professor-doutor José Adelson Lopes Peixoto, às 9h no auditório do CESMAC. O tema será “Território e Identidade: o protagonismo indígena na história de Palmeira dos Índios”. Além da palestra, haverá uma exposição de obras do artista Emmanuel Jatobá, com imagens inspiradas na cultura indígena local.
O evento é voltado a profissionais da área de humanas das redes municipal, estadual e privada, e busca promover a valorização dos povos originários da região.