Palmeira dos Índios realiza Dia D do Novembro Azul

Palmeira dos Índios realiza Dia D do Novembro Azul – Foto: Assessoria

O Novembro Azul é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não-melanoma. Com o intuito de chamar a atenção do público masculino, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Saúde do Homem, realizou nesta quinta-feira (19) o Dia D do mês azul.

Durante toda a manhã foram ofertados vários serviços de saúde à população, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal, encaminhamentos médicos, distribuição de máscaras de proteção, além de um lanche saudável para todos os participantes do evento.

O secretário da SMS Diorgenes Costa falou das atividades referente ao tema. “As ações voltadas para a Saúde do Homem estão acontecendo desde o começo de novembro, nos postos de saúde. E hoje podemos comemorar um grande feito para a classe masculina, que é a realização de cirurgias de próstata, aqui em Palmeira dos Índios. Com a abertura do Hospital Santa Rita, para cirurgias de urgência e emergência, o paciente passa a ser operado aqui mesmo e não mais em Maceió”, frisou Diorgenes.

O prefeito Júlio Cezar também esteve no evento e ressaltou os serviços já feitos pela área da Saúde e anunciou novidades. “Com a reabertura da urgência e emergência do Hospital Regional Santa Rita, muitos homens diagnosticados com câncer de próstata serão submetidos a cirurgias, gratuitamente, sem precisar recorrer a outras unidades hospitalares fora do município. Conseguimos uma importante vitória para Palmeira, que agora faz as cirurgias de urgência e emergência, de domingo a domingo, sem o paciente precisar sair daqui, tendo sempre a nossa UPA como retaguarda. Quantas pessoas morreram nas ambulâncias, a caminho de um hospital? O homem tem muito problema de próstata e, agora, ele terá essa assistência gratuitamente, além de outras doenças que necessitam de cirurgia para toda a população”, destacou o prefeito.

E continuou. “Parabenizo toda a equipe de Saúde pelo evento do Novembro Azul e as políticas de assistência voltada para os homens, que garantem qualidade de vida. Hoje é só um ato promocional, mas a políticas são permanentes. É importante a prevenção e a conscientização do novembro azul, pois toda doença diagnosticada no início é mais fácil de ser tratada. No novo Posto Vida, por exemplo, temos vários serviços e especialidades que são ofertados à população, diariamente. Também temos uma notícia muito importante. Vamos criar o primeiro Centro de Atendimento ao Diabético. Seremos o primeiro município a criar este Centro, que será referência, com especialistas para acompanhar e orientar o paciente portador de diabetes. O governo serve para ajudar às pessoas. Quem me colocou na prefeitura foi o povo e é para o povo que nós vamos trabalhar”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.


Deixe uma resposta