Palmeira: Após chuvas, Prefeitura faz vistoria em comunidades ribeirinhas do rio Lunga

Palmeira: Após chuvas, Prefeitura faz vistoria em comunidades ribeirinhas do rio Lunga

Uma equipe técnica da Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou nesta segunda-feira (15) uma vistoria presencial na Barragem Açude Novo, localizada na fazenda Pau Berne, divisa com a comunidade de Lages do Caldeirão, por onde passa o Rio Lunga, que apresentou grande volume de água após chuvas neste final de semana, e assustou os moradores desta localidade.

A equipe é formada pelos secretários de Urbanismo Gilmar Torres, de Defesa Civil Daniela Sandallo e do engenheiro de barragens da Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana José Antônio.

O objetivo foi verificar se há risco de rompimento da barragem devido às fortes chuvas que caem na região, e atender também uma solicitação da população de Lages do Caldeirão que teme o aumento do nível de água do Rio Luna.

De acordo com o relatório inicia do engenheiro de barragens José Antônio, não há risco eminente de rompimento. “Nesta primeira avaliação, visualmente não constatamos nenhum risco de rompimento da barragem. Ela está segura, possui dois vertedouros e a vazão está controlada”, disse o engenheiro.

O prefeito Júlio Cezar informou que o município já disponibilizou duas extensões da Escola Municipal Pedro Rodrigues para os moradores que tiverem suas casas danificadas pela chuva.

“Se houver vítimas de danos estruturais, informo que já estão disponíveis duas unidades escolares para abrigo, as extensões Manoel Henrique de Barros, no Cabaceiro, e José Ferreira da Silva em Lages Caldeirão”, destacou o prefeito.


Deixe uma resposta