
Megaoperação com cerca de 2.500 policiais civis e militares é deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta terça- feira, 28 de outubro de 2025. — Foto: Jose Lucena/TheNewsS2/Estadão Conteúdo
O jornalista Octavio Guedes, da GloboNews, avaliou como “inteligente e bem-sucedida” a estratégia usada pela polícia durante a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação resultou em mais de 120 mortos, segundo as autoridades.
Na quarta (29), Guedes destacou que a tática adotada pela Polícia Militar — que consistiu em empurrar os criminosos para a mata — ajudou a preservar a vida de moradores das comunidades.
“Na mata, não circulam moradores, não é uma área de lazer. A possibilidade de um confronto ter se dado entre bandidos e policiais é muito grande. (...) É uma estratégia inteligente porque você pega o bandido e preserva o morador”, afirmou o jornalista.
Em coletiva de imprensa, o secretário da Polícia Militar, Marcelo de Menezes, explicou que a ação fez uso do chamado ‘muro do Bope’, uma formação tática em que os agentes avançaram pela Serra da Misericórdia para cercar os criminosos e empurrá-los em direção à área de mata, onde outras equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) já estavam posicionadas.
A operação, que teve como objetivo enfraquecer o comando do tráfico nas comunidades, segue sendo alvo de intenso debate sobre a eficácia e os impactos das ações policiais em áreas densamente povoadas.
