Uma operação integrada entre a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada na manhã desta quarta-feira (27), resultou na prisão de 5 pessoas e na apreensão de drogas e armas de fogo em Palmeira dos Índios.
O repórter Niraldo Correia, da Rádio Sampaio 94.5 FM, foi até o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e conversou com o Diogo Martins, que é o Chefe de Operações da 5ª DRP. Segundo Diogo Martins, quatro homens e uma mulher foram detidos durante a operação.
Cocaína, maconha, crack e duas armas de fogo foram apreendidas pelos policiais em Palmeira dos Índios. A operação ocorre de forma simultânea em outros municípios.
Entre os detidos em Palmeira dos Índios está um homem que se passava por Policial Federal. Durante sua prisão, o homem ainda chegou a mostrar um documento falso. Ele foi preso por porte de arma, tráfico e associação criminosa.
A Operação foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. Os alvos são suspeitos de crimes de tráfico, associação para o tráfico, posse de arma de fogo e uso de documento falso.
Segundo Diogo Martins, a população pode contribuir significativamente para a realização de operações policiais através de denúncias. Uma ferramenta importante mencionada por ele é o Disque Denúncia 181, que permite que as pessoas façam denúncias de forma anônima.
Muitas operações policiais são baseadas nessas denúncias, que ajudam a identificar alvos e a planejar ações contra atividades criminosas. O anonimato é garantido, o que encoraja mais pessoas a reportarem atividades suspeitas sem medo de represálias.
Além disso, algumas pessoas também optam por fazer denúncias pessoalmente nas delegacias, onde a identidade é mantida em sigilo. Essas ações da população são fundamentais para desmantelar redes criminosas e aumentar a segurança nas comunidades.
Ouça a entrevista completa: