A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica abriram as inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 com expectativa de alcançar mais de 200 mil alunos.
Em Alagoas, a Equatorial tem participação junto com outras distribuidoras de energia elétrica do Brasil. A competição visa engajar estudantes de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
A edição de 2024 será organizada pela EDP Espírito Santo Distribuição de Energia, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL.
Estima-se, que este ano, pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da ONEE em todo o Brasil. As inscrições para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular vão até o dia 4 de outubro e podem ser realizadas pelos professores das escolas por meio do endereço https://www.onee.org.br/.
Em agosto, começam as ativações educativas e, em outubro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
O gerente de experiência com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, ressalta que a ONEE tem o propósito de estimular a responsabilidade socioambiental no estado para um futuro mais sustentável e que essa iniciativa está alinhada com as ações da distribuidora ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.
“É muito significativo para nós que fazemos a Equatorial participar mais uma vez desta grande inciativa que é a ONEE. Tivemos grandes conquistas em edições anteriores inclusive com uma aluna que foi destaque, do município de Arapiraca", destaca o gerente.
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da ANEEL, prevista para ocorrer em novembro. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
*Com Ascom Equatorial Energia