Novo Decreto proíbe fogueiras e queima de fogos em Palmeira dos Índios

Novo Decreto proíbe fogueiras e queima de fogos em Palmeira dos Índios- ilustração

A prefeitura de Palmeira dos Índios publicou nesta segunda-feira (8) o novo Decreto Emergencial que amplia as medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, devido à pandemia provocada pela Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com o Decreto, está proibido acender as tradicionais fogueiras juninas, além da realização de festas, comercialização e a queima de fogos de artifícios em todo o território municipal.

A medida visa diminuir as síndromes respiratórias, preservar a saúde pública e o meio ambiente enquanto durar a pandemia. Quem descumprir as determinações do novo Decreto poderá ser responsabilizado penalmente.

Também ficam prorrogados todos os prazos mencionados nos artigos 13 e 14 do Decreto Municipal número 2.063, de 24 de abril de 2020, por tempo indeterminado.

De acordo com a médica do município Christianne Jatobá, a fumaça produzida pelas fogueiras agrava ainda mais o quadro das doenças respiratórias.

“Alérgicos e asmáticos já sofrem muito neste período de festas juninas por causa da fumaça e, agora, com o surgimento do novo coronavírus, é preciso uma atenção ainda maior. Sabemos que esta é uma época em que muitos querem comemorar, acender fogueiras e soltar fogos, mas precisamos pensar nas pessoas que estão doentes e internadas. A Covid-19 afeta a capacidade pulmonar dos acometidos e pode evoluir para uma síndrome aguda respiratória grave. Portanto, o ideal é que cada um fique em casa e faça a sua parte, ajudando a quem mais precisa neste momento difícil”, disse a médica.


Deixe uma resposta