Novo decreto amplia capacidade de público em estabelecimentos e eventos em Alagoas

Novo decreto amplia capacidade de público em estabelecimentos e eventos em Alagoas

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (2), que o novo decreto emergencial que passa a valer a partir de sexta (3) mantém Alagoas na fase amarela. A novidade é o aumento da capacidade de público em bares, restaurantes, academias, salões de beleza, igrejas e espaços públicos, além de ampliar o número de pessoas em eventos. A validade é até as 23h59 do dia 9 de setembro.

O novo decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado, que deve ser publicado em edição complementar do Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta quinta, permite os seguintes limites de público:

  • Bares e restaurantes – passam a operar com 75% da capacidade de público

  • Igrejas e templos – passam a poder receber 75% da capacidade de público

  • Academias e clubes – passam passam a operar com 75% da capacidade de público

  • Salões de beleza – passam passam a operar com 75% da capacidade de público

  • Teatros, museus, circos e cinema – passam passam a operar com 75% da capacidade de público

  • Eventos ao ar livre – ampliam a capacidade de 100 pra 200 pessoas, sem venda de ingressos

  • Eventos em locais fechados – aumentam a capacidade de 50 pra 100 pessoas, sem venda de ingressos

Os espaços públicos e privados estão liberados para abrigar práticas esportivas coletivas, sem público e sem limitação de pessoas nas equipes.

O decreto também amplia o horário de bares e restaurantes no fim de semana, que passam a ter autorização para funcionar até 2h da manhã, mantendo o horário durante a semana até a meia-noite.

O aumento da vacinação por faixa etária tem contribuído para o controle da pandemia em Alagoas. Em Maceió, a vacinação começou para os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, porém a aplicação da primeira dose foi suspensa na quarta-feira (1º) e a prefeitura aguarda a chegada de nova remessa para retomar a aplicação. Apenas a segunda dose está sendo aplicada.

Em Arapiraca a faixa etária também baixou e a prefeitura começa a vacinar, a partir desta sexta-feira (3), os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente. As jovens gestantes ou que tiveram filho recentemente (puérperas) também podem ser vacinadas.


Deixe uma resposta