Nordeste Cantat 2019 tem início nesta quinta; confira a programação
A 20ª edição do tradicional festival de canto coral de Alagoas, o Nordeste Cantat, realizado pela Federação Alagoana de Coros (FAC), começa nesta quinta-feira (12) e segue até o próximo domingo (15), com uma programação que reúne grupos de canto coral nacionais e conta com a participação do Coro Aparcanto, de Montevidéo, Uruguai. A edição deste ano faz uma homenagem ao centenário de um dos maiores nomes da música brasileira, Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo.
Além de Jackson do Pandeiro, outros nomes da música nacional também estão incluídos no repertório das apresentações, como Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa, Antônio Nóbrega, Eliezer Setton, Lia de Itamaracá, Cartola, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso e outros.
O Nordeste Cantat também possui uma programação paralela, que será promovida em três escolas da rede municipal de ensino: Benedita da Silva, Pompeu Sarmento e Paulo Bandeira; em igrejas e nas cidades de Marechal Deodoro, Pilar e Coruripe, além de concertos didáticos realizados na V Oficina de Canto e Técnica Vocal com a maestrina e pianista Beatriz Rodrigues, do Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da FAC, Ivan Barsand, o já tradicional festival Nordeste Cantat é um marco para o cenário da cultural local. “A Federação Alagoana de Coros estará sempre levando a instrução musical nas cidades que não têm acesso a esse tipo de espetáculo, despertando nelas a cultura musical através do canto coral, e aprendendo a divulgar, valorizar, incentivar e desenvolver a música nordestina, o samba e a Música Popular Brasileira na Região Nordeste”, destacou.
Neste ano, os concertos oficiais acontecerão em dois locais: no Auditório Oscar Sátyro, Ifal Campus Maceió, na quinta-feira (12), com entrada franca. Nos demais dias, o festival será realizado no Teatro Deodoro e as entradas custarão R$20 (inteira) e R$10 (meia).
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está colaborando com a edição deste ano do festival viabilizando uma parte da estrutura.
Confira a programação completa:
Quinta (12/09)
A partir das 18h30 – Auditório Oscar Sátyro (Ifal Campus Maceió)
Sexta (13/09)
A partir das 18h30 – Teatro Deodoro
Sábado (14/09)
A partir das 15h30 – Teatro Deodoro
A partir das 15h30 – Teatro Deodoro