Mudança de endereço da CNH agora pode ser feita on-line

Plataforma Mais Detran garante acesso seguro e personalizado a diversos serviços

Condutores alagoanos agora poderão alterar o próprio endereço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa. Essa é uma das novidades do Portal Mais Detran, lançado nesta terça-feira (30) pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). A nova plataforma irá garantir maior autonomia ao cidadão, sem deixar de lado a segurança, proteção aos dados e comodidade que já são marca registrada de todos os serviços on-line do órgão.

O portal Mais Detran foi desenvolvido para entregar uma experiência totalmente personalizada ao usuário, que terá acesso individual através do cadastro de login e senha. Na plataforma, ele poderá visualizar todas as informações da CNH, como multas e período de vencimento, além de ter acesso às informações referentes ao veículo, como o prazo de licenciamento.

O usuário também receberá, no e-mail cadastrado, todas as novidades da CNH e veículo. O destaque da plataforma é a possibilidade do condutor mudar o endereço por conta própria, no conforto de casa, procedimento que ainda era feito presencialmente e, por isso, levava um alto número de pessoas ao atendimento.

Regras foram publicadas no DOU no dia 17 de junho – Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Poderão alterar o endereço da CNH para outro município aqueles condutores que não tenham serviço em aberto junto ao órgão, ou que não tenham veículo registrado no atual município. Nesses casos, a mudança é permitida e uma nova só poderá ser feita após 30 dias. Caso o condutor queira mudar o endereço dentro da mesma cidade, não há prazos ou maiores restrições. Todas as regras estão devidamente informadas nas etapas do serviço no Portal.

Como cadastrar

Para utilizar o portal Mais Detran, basta entrar no site do Detran/AL ou acessar diretamente o link. O primeiro passo será realizar o cadastro clicando em “Cadastrar-se” e preenchendo os campos solicitados.

No cadastro, são solicitados CPF, nacionalidade, nome completo, número de identidade, número de registro da habilitação, data de nascimento e e-mail e número de celular válidos. Ao final do processo, a confirmação do cadastro será enviada para o e-mail informado, e é nele que o usuário receberá as notificações personalizadas.

Conquista

A superintendente operacional de trânsito do Detran/AL, Lisiane Rocha, responsável por articular o processo de construção do portal junto às áreas operacionais, diz que o lançamento “é um sonho que se concretiza”. Segundo ela, a autarquia trabalha constantemente no desenvolvimento de projetos que facilitem os serviços prestados, e preza, acima de tudo, pela segurança do cidadão.

Dessa forma, o portal, que foi totalmente desenvolvimento pela Chefia de Infraestrutura Tecnológica do Detran de Alagoas, agrega outros serviços aos que já estão disponíveis on-line. “Agora trazemos para o nosso usuário possibilidades de troca de dados confidenciais, num ambiente seguro e fechado a senha. Ele poderá alterar dados do seu endereço e dar prosseguimento ao serviço desejado, sem precisar se dirigir a um posto de atendimento do Detran. É a tecnologia trazendo comodidade e melhoria na prestação do serviço”, afirma Lisiane.

Facilidade

O estudante de fisioterapia, Márcio Souza, utilizou o portal Mais Detran para fazer a mudança de endereço sem sair de casa. “Devido ao fato de deslocamento das áreas de risco do Pinheiro, onde eu morava, tivemos que nos mudar. Este ano, quando ocorreu o vencimento da minha carteira de habilitação, lembrei que teria que ser feito essa mudança, mas já estávamos na fase da pandemia e com a quarentena instaurada aqui no estado”, conta.

Para Márcio, a nova plataforma foi útil e de fácil acesso, e ele destaca a facilidade que portal Mais Detran oferece para os usuários. “A interface é muito interessante, bem usual, fácil e rápida para manejar. No possível retorno às atividades ‘normais’ vão ser evitados os deslocamentos para atendimentos presenciais, que também podem ser considerados empecilhos para os usuários em determinadas condições”, ressalta o estudante.

De acordo com o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, a plataforma segue as medidas de desburocratização e modernidade adotadas pelo Governo do Estado e facilitará a vida do cidadão, uma vez que poupará idas desnecessárias ao atendimento presencial. A ideia é que o portal avance cada vez mais, e toda a equipe da autarquia continuará trabalhando para incluir novos serviços no Mais Detran.


Deixe uma resposta