Ministério da Saúde envia para Alagoas mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19

Ministério da Saúde envia para Alagoas mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19

O Ministério da Saúde vai enviar, nesta sexta-feira (26), mais 70.200 doses de vacinas contra o novo coronavírus, para que a imunização tenha continuidade no estado. Os imunizantes devem estar em solo alagoano já na tarde de hoje, conforme previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No total, serão 28.600 doses de AstraZeneca e outras 41.600 da CoronaVac.

Segundo a Sesau, com essa nova remessa de vacinas, passarão a ser contemplados pela vacinação os idosos de 66 e 67 anos de idade. Simultaneamente, terá continuidade a campanha de vacinação dos profissionais da saúde com idades entre 45 e 49 anos.

Após o recebimento, os imunobiológicos serão encaminhados para o prédio sede do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, localizado no bairro Farol, em Maceió. Lá, os técnicos do PNI/AL irão cadastrar as doses recebidas e armazenar os imunizantes em uma câmara fria, a uma temperatura entre 2º e 8º Celsius.

Depois dessa etapa, o PNI/AL define a quantidade de doses disponibilizadas para cada um dos 102 municípios alagoanos, e as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) poderão solicitar os imunizantes pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos. Para isso, elas devem agendar previamente a retirada das vacinas e dos insumos com a Central de Distribuição de Maceió, através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e com a Central de Distribuição de Arapiraca, pelo número 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com .

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, a responsabilidade de aplicar as vacinas, definir os locais de vacinação, armazenar e cadastrar as doses administradas no sistema do PNI Nacional é de cada gestão municipal.

Alagoas já recebeu 409.600 doses de vacinas contra a Covid-19 e, com essa nova remessa, que chega nesta sexta-feira (26), o Estado irá totalizar 479.860 doses de imunizantes. Com os imunobiológicos recebidos, 254.240 alagoanos já foram vacinados, 199.732 receberam a 1ª dose do imunizante e as outras 54.508 são referentes a 2ª dose da vacina.


Deixe uma resposta