Miguel e Maria Eduarda são os nomes mais populares nos últimos dez anos

Miguel e Maria Eduarda são os nomes mais populares nos últimos dez anos

‘Miguel’ e ‘Maria Eduarda’: esses são os nomes mais escolhidos para meninos e meninas que nasceram no Brasil nos últimos dez anos, segundo dados de todos os cartórios do país, compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

O ranking dos nomes mais populares da década é liderado por ‘Miguel’, com mais de 320 mil registros. ‘Maria Eduarda’ é o nome feminino mais popular, mas é superado outros nomes masculinos. como ‘Arthur’, com cerca de 290 mil registros; ‘Davi’, com quase 250 mil e ‘Gabriel’, nome dado a cerca de 220 mil bebês.

Entre os nomes femininos mais populares também estão ‘Alice’, com cerca de 190 mil registros; ‘Laura’, escolhido para mais de 150 mil crianças; ‘Sophia’, nome dado a quase 150 mil bebês e ‘Maria Clara’, com 140 mil registros.

O levantamento reuniu dados de 7.660 cartórios de registro civil dos 26 estados e Distrito Federal, compondo uma base de dados de mais de 24 milhões de crianças registradas na última década.

O resultado do levantamento mostra a preferência por nomes simples – entre os 10 nomes mais escolhidos, apenas dois são nomes compostos: ‘Maria Eduarda’ e ‘Pedro Henrique’. No entanto, em nove estados, nomes compostos, como ‘Maria Clara’ e ‘João Miguel’, foram preferência.

Em 2020, os nomes mais escolhidos da década se mantiveram nas primeiras posições: ‘Miguel’ e ‘Arthur’ foram os mais frequentes.

Mas os dados deste ano também indicam a preferência por nomes que anteriormente não apareciam na lista dos mais escolhidos, como foram os casos de ‘Theo’, com mais de 18 mil registros e ‘Gael’, com mais de 16 mil.

Entre os nomes femininos mais populares de 2020, ‘Helena’ ficou em primeiro lugar, com mais de 22 mil registros, seguido por ‘Alice’, ‘Laura’, ‘Valentina’ e ‘Heloisa’.


Deixe uma resposta