Menino de 8 anos com autismo e TDAH escreve livro sobre a 'mente borbulhante' e dá palestras em Londres

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 17/03/2024

Noah Faria, de oito anos, dá palestras após lançar livro em Londres — Foto: Arquivo Pessoal

Diagnosticado com transtornos de espectro autista (TEA) e deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), um menino de oito anos transformou em livro a experiência de ter o que ele chama de 'fizzy brain' (em português, ‘mente borbulhante’). A obra de Noah Faria fez tanto sucesso que hoje ele dá palestras sobre o tema para centenas de crianças em Londres, na Inglaterra.

O garoto seguiu os passos da mãe Renata Formoso, de 39 anos, que é escritora. Ela é de Santos, no litoral de São Paulo, e se mudou para Londres com o pai de Noah há 15 anos. O menino nasceu na capital da Inglaterra, mas tem nacionalidade brasileira e britânica. Ele ainda fala português fluentemente, visita o Brasil todo ano e se considera santista.

Ao g1, Renata revelou que apesar de escrever livros, só auxiliou na produção do exemplar do filho, intitulado ‘The Fizzy Brain’. Totalmente rimado, o livro infantil busca normalizar as características de pessoas com autismo e TDAH.

De acordo com ela, a ideia do livro surgiu durante uma conversa com Noah sobre a carta de diagnóstico de TDAH escrita pela médica. No documento, a profissional escreveu que o menino disse sentir o cérebro falar com ele de forma tão rápida que não conseguia entender algumas vezes.

“Quando estava explicando para a médica, ele falou que o cérebro dele é como se fosse ‘fizzy’, como se fosse borbulhante”, explicou Renata.

Durante a conversa, mãe e filho começaram a fazer rimas sobre o assunto. “Dizendo que não é um problema”, relembrou a mulher. Em determinado momento, ela percebeu que aquele papo poderia ser um livro e revelou o pensamento ao filho, que se empolgou com a ideia.

Apoio

Ainda segundo a escritora, o livro contou com a ajuda de um psicólogo e uma médica psiquiatra. “Os dois são autistas e escreveram no final do livro do Noah termos médicos para ajudar outros pais e mães que tenham filhos que possam achar que são neurodivergentes”, explicou.

A obra foi lançada por meio de um financiamento coletivo em dezembro de 2023.

Agora, a intenção da família é publicar uma edição em português. “O Noah está super orgulhoso”, disse a mãe.

Palestras

Com a publicação do livro, a escola em que Noah estuda em Londres o convidou para fazer uma leitura para as crianças e responder algumas perguntas por meio de uma palestra. O menino topou, fez sucesso e passou a ser convidado por outras unidades escolares.

A família busca balancear os eventos para que sejam saudáveis e leves, pois não quer sobrecarregar o menino. "Isso tem que ser uma coisa divertida, enquanto ele gostar”, afirmou.

A próxima palestra de Noah será a primeira aberta ao público em geral, em uma biblioteca pública. Além disso, o garoto também já foi convidado para um evento em abril, na semana de conscientização do autismo. “Vão fazer um ambiente sensorial e inclusivo junto com uma ONG sobre autismo e convidaram o Noah para ser o palestrante”.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram