Média móvel de mortes por Covid-19 de AL entra em queda após mais de seis semanas em estabilidade

Foto: Ailton Cruz

A média móvel de mortes por Covid-19 em Alagoas diminuiu, entrando em tendência de queda após seis semanas em estabilidade. Nesta sexta-feira (9), a taxa chegou a -18%.

O número é do novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A tendência é calculada pela variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

A média móvel do estado estava em 2%, no dia 26 de maio, e passou para -18% nesta sexta. De acordo com levantamento, o número de mortes chegou a 21 por dia no final do mês passado, e vem caindo desde então, chegando a 16.

O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesau) confirmou que o estado chegou ao total de 5.499 mortes desde o início da pandemia.

Com a diminuição do número de mortes e outros indicativos nos últimos dias, como a ocupação de leitos de UTI, o governo do estado publicou nesta sexta um novo decreto de distanciamento social controlado, flexibilizando as regras e colocando todos os municípios na fase laranja.


Deixe uma resposta