Mais de 8 mil idosos ainda não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid em Maceió e Arapiraca

Mais de 8 mil idosos ainda não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid em Maceió e Arapiraca

Mais de 8 mil idosos em Maceió e Arapiraca que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid ainda não compareceram para completar a imunização.

A prefeitura de Arapiraca informou nesta quarta-feira (7) que 5.685 idosos já tomaram a primeira dose da CoronaVac. Mas, apenas 1.120 tomaram a segunda dose. Com isso, mais de 4.500 pessoas com mais de 72 anos precisam checar o cartão de vacinação e conferir a data marcada para o retorno.

O intervalo entre as doses da Coronavac é de apenas 21 dias. O prazo não se aplica para quem tomou a AstraZeneca, cujo intervalo é de 3 meses.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunoprevenívies de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, a procura pela segunda dose está baixa e isso tem gerado preocupação.

“A imunização completa só se dá com as duas doses da vacina e muitos idosos que tomaram a Coronavac não retornaram para aplicação da segunda dose. Pedimos que os familiares fiquem atentos ao prazo estabelecido no Cartão de Vacinação que é entregue no momento de aplicação da primeira dose”, explicou a enfermeira.

Abstenções em Maceió

Em Maceió, do total de 36.665 idosos que deveriam ter comparecido aos postos até esta segunda-feira (5), 32.333 foram imunizados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que 4.332 pessoas ainda precisam tomar a vacina, são 12% de abstenções.


Deixe uma resposta